A educação ambiental e o desafio da sustentabilidade: Uma perspectiva transdisciplinar

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Fernanda Beatryz Rolim Tavares
Fernando Chagas de Figueiredo Sousa
Franciarly Ferreira dos Santos
Kelly Rodrigues Batista
Rozilene Lopes de Sousa

Resumo

De acordo com a legislação, existe a necessidade de implantar no país a prática da Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, seja em caráter formal e não formal. Não deve ser retratado como uma disciplina, mas como uma prática educativa integrada e que seja incluída nos mais diversos temas abordados com os alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma conceitual a inter-relação da Educação Ambiental como perspectiva transdisciplinar com os Sistemas de Gestão Ambiental. Apresenta também a sua importância, discute aspectos da Gestão Ambiental, aborda a transdisciplinaridade com um método auxiliar, além de apontar a Educação Ambiental como fator de sensibilização para a Gestão Ambiental. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, para a compreensão das propostas educacionais acerca da Educação Ambiental. Pode-se perceber que a Educação Ambiental é capaz de atuar como um Instrumento de Gestão Ambiental eficaz e eficiente, onde se busca trabalhar conceitos, valores e comportamentos da sociedade como um todo, podendo se aliar a outros instrumentos econômicos de controle com finalidade de contribuir para a construção de uma sociedade a qual prioriza o equilíbrio de todo o meio ambiente.

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Seção
Artigos Científicos