A Revista Interdisciplinar e do Meio Ambiente (RIMA) iniciou seus trabalhos no ano de 2019, por iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental no Semiárido (GAS) é um canal de divulgação científica que possui periodicidade de fluxo contínuo com uma edição anual e que se propõe a difundir, na sua plataforma eletrônica e de livre acesso, as distintas linhas de pesquisas que estão relacionadas as áreas: Interdisciplinar, das Ciências Ambientais, das Sociais Aplicadas, da Saúde Coletiva e da Engenharia I. Para tanto, objetiva ainda fomentar, permanentemente, as discussões relativas aos problemas enfrentados no Brasil, em especial, às dificuldades do ponto de vista das questões regionais e locais, sem descurar do necessário diálogo com as pesquisas dentro e fora da universidade. Este periódico conta com o apoio dos inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes universidades. Esses pesquisadores pertecem a diversas redes de pesquisas da área interdisciplinar e ambiental, inclusive dos programas de pós-graduação  vinculados nas universidades brasileiras. Além disso, os editores responsáveis adotam as melhores práticas científicas, como avaliação aos pares (Double Blind Review) que garante consequentemente o sigilo de toda equipe científica. Todo processo editorial é acompanhado desde a submissão até a publicação digital dos artigos garantindo a transparência do trabalho em cada etapa. Todos os artigos científicos que forem submetidos na revista RIMA poderão utilizar os idiomas inglês, espanhol e português, sendo o Abstract apresentado numa linguagem diferente do texto principal escolhido. O Comitê Científico possuem uma relevante produção científica e está comprometido em desenvolver um trabalho preciso na melhoria dos indicadores científicos e internacional, com indexações de qualidade inseridas na base de dados bibliométricos. Com relação o QUALIS/CAPES da revista obteve seguintes classificações nas áreas: - XX em Interdisicplinar; - XX em Ciências Ambientais; - XX em Engenharia I.  É importe lembrar que a revista está implementada na plataforma do Open Journal Systems (OJS) com anuência Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e recomendado pela Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior – CAPES. Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. A nossa revista possui uma política de anti-plágio, exclui qualquer trabalho científico quando identificado e ultrapassa o limite de 3%,  o programa utilizado é CopySpider freeware. Atualmente não cobramos taxa de submissão e plublicação. A política de arquivamento ocorrem através PKP, Hostinger e Crossref. 

Áreas:  Interdisciplinar, Ciências Ambientais, Sociais Aplicadas, Saúde Coletiva e Engenharia I.

Linhas de Pesquisas: Contabilidade Pública, Financeira e Ambiental; Direitos Humanos, Territorial, Penal, Ambiental e Desigualdade Social; Ferramentas de Gestão Empresarial e Ambiental; Políticas Públicas e Sustentabilidade; Recursos Hídricos e Saneamento, Saúde Coletiva, Tecnologia de Convivência com a Seca.

Periocidade:  É um periódico de acesso aberto e fluxo contínuo com uma única edição anual.

Avaliação ao pares dupla-cego (Double Blind Review): A revisão do artigo será realizada por dois avaliadores, sem conhecimento dos autores que submeteram o artigo científico e caso tenham divergência entre as avaliações serão encaminhados para um terceiro revisor.