Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade: Resíduos sólidos gerados na UFCG - um estudo de caso
Main Article Content
Abstract
Vários processos realizados pelo homem geram resíduos e são considerados, muitas vezes, sem utilidade para as pessoas ou para o sistema de produção. Entretanto, podem ser convertidos em matéria prima para a produção de novos produtos. No ambiente universitário, a implantação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, orienta os processos relacionados à coleta, tratamento adequado e disposição final dos resíduos, bem como, as iniciativas para sensibilizar a comunidade acadêmica quanto às ações individuais e coletivas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população e para a saúde pública. Assim, este estudo tem como objetivo principal realizar um levantamento dos resíduos sólidos gerados no Campus I da UFCG, visando identificar os principais componentes deste, Para isto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório com o propósito de analisar o gerenciamento de resíduos sólidos, compreendendo as partes operacionais de segregação, coleta, transporte, tratamento e disposição final desses materiais, tendo como base o modelo estabelecido pela PNRS. Observou-se que o campus sede da UFCG dispõe de coleta seletiva apenas em parte de sua extensão, no entanto, há diversos setores em que não há a coleta seletiva e, que é necessário a realização de campanhas educativas tanto para a comunidade acadêmica quanto para os funcionários de limpeza e coleta, conscientizando todos quanto as questões ambientais, preservação do meio ambiente e sustentabilidade.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.