O “greenwashing” no Brasil: Como a conduta de enganar os consumidores traz lucro às empresas

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Ana Paula de Souza Sena
Gabriela Cristina Gonzaga de Medeiros
Yarley de Queiroga Sousa
Monnízia Pereira Nóbrega

Abstract

Com a forte tendência sustentável que advém da formação de cidadãos cada vez mais preocupados com o meio ambiente e conscientes do impacto que seu estilo de vida causa a natureza, as empresas dos mais diversos ramos passaram a enxergar a possibilidade de lucrar, através da propagação de informações falsas, irrelevantes ou de sua omissão, na chamada conduta “greenwashing” ou “maquiagem verde”, buscando não só atrair a atenção desse novo nicho de consumidor, mas valorizar seu produto, passando por cima de valores éticos, e de princípios como o da Função Social da empresa, sem responsabilização proporcional para seus atos escusos. Isto considerado, o presente estudo se propões a analisar esta ficção criada pelo mercado e como os consumidores podem se previnir de serem enganados por este artifício.

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Scientific articles